Biomas
Biomas
Definição: Bioma é o conjunto dos seres vivos de uma área. É entendido também como o conjunto de ecossistemas terrestres.
Os biomas apresentam tipos fisionômicos semelhantes de vegetação, os mesmos fatores ecológicos e estão estreitamente relacionados às faixas de latitude, por conseguinte ao clima.
Principais biomas terrestres:
Tundra:
Localiza-se próximo ao Polo Norte. Seu solo possui uma camada que está sempre congelada (permafrost). Árvores não se desenvolvem nesse bioma. A vegetação é constituída por musgos, liquens e eventuais arbustos.
Taiga:
Também chamada de Floresta de Coníferas, localiza-se no hemisfério norte, ao sul da Tundra. Sua vegetação é constituída por árvores do tipo coníferas, adaptadas ao clima frio.
Florestas temperadas:
Localiza-se em regiões de clima temperado, principalmente nos Estados Unidos, Europa e Ásia. As quatro estações do ano são bem definidas. As árvores desse bioma (carvalhos, faias, pinheiros e outras) são caducifólias.
Desertos:
Ocorre nas regiões quentes ou frias, onde a precipitação é muito baixa. A vegetação está ausente na maior parte desse bioma. As plantas são principalmente cactáceas e herbáceas e estão adaptadas à escassez de água.
Savanas:
São típicas de regiões de clima tropical. As savanas mais conhecidas são as africanas. Também ocorrem na América do Sul e Austrália. Sua vegetação é formada por gramíneas e árvores esparsas.
Florestas tropicais:
É encontrada nos trópicos, sendo a Amazônia a maior área desse bioma. Caracteriza-se por temperaturas elevadas e chuvas abundantes. Sua vegetação é densa e heterogênea, com árvores de varias alturas. É o bioma com maior diversidade de vegetais e animais.
Campos:
São grandes formações vegetais com predominância de gramíneas, herbáceas e pequenos arbustos esparsos. Ocorrem na América do Norte, Eurásia, África e América do Sul.
Florestas mediterrâneas
É uma formação vegetal que se desenvolve em regiões onde o clima é mediterrâneo, caracterizado por verões quentes e secos e por invernos chuvosos. Essa vegetação é formada por árvores espaçadas entre si, permitindo o desenvolvimento de um estrato arbustivo relativamente denso.
Comentários
Postar um comentário