Sociedades Teocráticas e Seculares

Sociedades Teocráticas e Seculares





Em seu sentido inicial, a teocracia é um termo de origem grega que significa “governo divino”. Nesse sentido, definimos a teocracia como todo governo em que justificativas de natureza religiosa orientam a formação do poder instituído. Na maioria dos casos, o chefe político é visto como um representante direto de alguma divindade ou chega a assumir a condição de divindade encarnada.

Características:
  • Uma única religião adquire predomínio sobre as outras
  • Diferentes crenças da religião dominante passam a interferir na ciência, arte, politica, moral
  • Não há espaço para crenças que divergem da religião oficial










O secularismo ou laicidade é um princípio político que rejeita a influência da Igreja na esfera pública do Estado,  considerando que os assuntos religiosos devem pertencer somente à esfera privada do indivíduo. O laicismo tolera a Igreja, assim como outras confissões religiosas, desde que cingidas à esfera privada dos cidadãos. É por conseguinte um conceito que denota a ausência de envolvimento religioso em assuntos governamentais, bem como ausência de envolvimento do governo nos assuntos religiosos.


Características:
  • Há diferentes crenças convivendo num mesmo espaço
  • Nenhuma religião consegue impor suas preferencias por meio da força nos campos de ciência, da arte, moral e da politica
  • É aceito no debate publico criticar às religiões ao comportamento de lideres religiosos

Comentários