Domínios Morfoclimáticos


Domínios Morfoclimáticos

     Os domínios morfoclimáticos constituem a combinação de um grupo de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística.
A classificação do território brasileiro em diferentes domínios morfoclimáticos foi elaborada pelo geógrafo Aziz Ab’Sáber (1924-2012), que quantifica o espaço nacional em seis grandes ambientes naturais, a saber: o amazônico, o do cerrado, o dos mares de morro, o da caatinga, o das araucárias e o das pradarias. Além dessas composições, existem também as áreas de transição, marcadas pela pluralidade morfológica a partir da intersecção entre dois ou mais domínios.


  • Amazônico: situado na região Norte do Brasil, é formado, em sua maior parte, por terras baixas, predominando o processo de sedimentação, com um clima e floresta equatorial.
  • Cerrado:  localizado na porção central do território brasileiro, há um predomínio de chapadões, com a vegetação predominante do Cerrado.
  • Mares de morro: situa-se na zona costeira atlântica brasileira, onde predomina o relevo de mares de morros e alguns chapadões florestados, como também a quase extinta Mata Atlântica.
  • Caatinga: localiza-se no nordeste brasileiro, no conhecido polígono das secas, caracterizado por depressões Inter planálticas semiáridas.
  • Araucárias: encontra-se no Sul do país, com predomínio de planaltos e formação de araucárias.clima subtropical; vegetação subtropical (Mata de Araucária); presença de rios perenes
  • Pradarias: conhecido como domínio das coxilhas (relevo com suaves ondulações), situa-se no extremo Sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, com predominância da formação dos pampas e das pradarias.

     

Comentários