Grécia Antiga 

   A Grécia localiza-se na Península Balcânica e é banhada pelo Mar Mediterrâneo. 
Resultado de imagem para grecia antiga

     As heranças culturais e históricas dos gregos são de suma importância para os dias de hoje e até a atualidade é muito prezada em qualquer meio, tanto que postagens e os ditos "memes" na internet sobre esse assunto são comuns, tamanha sua relevância.

     Para entender-se a formação da sociedade grega, os historiadores utilizaram principalmente dois documentos: A Ilíada e a Odisséia. Um breve resumo das duas obras pode ser visto abaixo: 

                                     

     A princípio, ocorreu a formação das chamadas comunidades gentílicas. Estas consistiam em pequenas unidades agrícolas autossuficientes. À frente desse grupo tínhamos o pater, uma espécie de patriarca que determinava a organização das ações daqueles que partilhavam o mesmo espaço.
    Com o passar do tempo, a falta de terras e o uso de técnicas de plantio pouco avançadas estabeleceram um crescimento populacional maior que a produção agrícola das comunidades gentílicas. Desse modo, a caráter coletivo dos genos foi perdendo espaço. Os membros mais próximos ao pater passaram a integrar uma restrita classe de proprietários de terras que eram subordinados aos outros integrantes da comunidade.
     Na medida em que a propriedade da terra estabelecia disputas de poder, vemos que alguns genos passaram a se mobilizar em defesa de seus territórios. Tínhamos assim, a formação das fratrias, que eram formadas como meio de preservação das terras. Com o passar do tempo, as fratrias também se uniriam coletivamente para a organização das tribos.
     Por fim, surgiram as pólis gregas, marcando o início do período arcaico grego: cada cidade-estado tinha características próprias que buscavam atender necessidades locais, no entanto, todas tinham, em comum, a Ágora (praça central), o templo e o mercado.

                                                  Resultado de imagem para ágora


     Os primeiros grandes eventos do período clássico foram as Guerras Médicas, estas foram duas guerras ocorridas na Antiguidade, entre as cidades-estados gregas e os persas. As cidades gregas foram lideradas, num primeiro momento, por Atenas e Esparta (principais cidades gregas da época), que saíram vitoriosas destas guerras.
     Já a Guerra do Peloponeso foi um conflito militar entre as cidades-estado de Atenas e Esparta, com vitória espartana. No entanto, essa guerra acabou por enfraquecer a Grécia por inteiro, facilitando a invasão do Império Macedônio e iniciando a decadência da nação grega.

   Os macedônios, povo que habitava o norte da Grécia, conseguiram progredir e fortalecer-se econômico e militarmente. Aproveitando-se da fraqueza e da desunião dos gregos, Filipe II, o rei da Macedônia, preparou um poderoso exército e conquistou o território grego.
    A política expansionista iniciada por Filipe II teve continuidade com seu filho e sucessor Alexandre Magno, conhecido também como Alexandre O Grande, que consolidou a dominação da Grécia e iniciou  a conquista do império Persa. Alexandre ficou tão absurdamente famoso que até hoje seu nome é mundialmente reconhecido, sendo que o personagem é o protagonista de inúmeros filmes e músicas, um exemplo é a canção que pode ser ouvida no link abaixo, com performance de Caetano Veloso: 

Comentários