Senso Comum
Senso Comum
Na história da filosofia, o problema do senso comum sempre foi um ponto de enorme importância e grandes debates. Os filósofos clássicos, como Sócrates, Platão e Aristóteles, dedicaram-se a refletir sobre isso e situar esse tema dentro dos problemas que interessam à reflexão filosófica.
Para Sócrates existia duas maneiras de conhecermos o mundo. Um dos problemas clássicos colocado pela filosofia Socrática é saber como conhecer o mundo. A formação desse problema parte da expressão Socrática ''conhece-te a ti mesmo'' . A maneira de como a forma agiam eram influenciadas pelo sensos comum.
Senso comum é o saber não cientifico do cotidiano herdado pelas pessoas durante a vida toda. Todas as pessoas possuem algum tipo de senso comum.
As duas maneiras que Sócrates acreditava ser a chave para entender o mundo eram:
- Pelo corpo: Por meio deles se conhecia o mundo sensível, que poderia ser visto ou tocado, mas os sentidos são enganadores, por meio dos sentidos um filosofo chamado Cládio Ptolomeu criou um modelo do universo onde a terra estaria no centro de tudo(o geocentrismo).
- Pela razão: O segundo meio pelo qual Sócrates acreditava ser possível conhecer o mundo era por meio da razão, ou pela alma, por meio dela se conhece o mundo inteligível. que não é tocável.
Comentários
Postar um comentário